Tempo de Repensar – Mensagens dos alunos do Colégio Wolfram
No dia 18/07 nossa escola esteve envolvida em projeto interdisciplinar que se estendeu a todas as turmas : “Tempo de Repensar”. Nessa atividade, recebemos de nossos alunos muitas mensagens de apoio aos colegas e professores. Mensagens de motivação que nos encheram de esperança e aqueceram nossos corações ❤. Queremos agora compartilhar com vocês algumas delas, queríamos ler todas, mas foram tantas que não cabem em um vídeo, mas tenha certeza que cada uma foi lida e que iluminou o dia de alguém! 😍
Abaixo segue o texto da professora Caroline Zanini:
31 de dezembro de 2019 está chegando a hora, estou aqui com uma taça na mão, esperando os fogos e o brinde de ano novo, contagem regressiva… Sim, ele chegou 2020 Pensamento positivo, que ano lindo, olha essa sequência de números, tantos planos pra esses próximos 366 dias, ainda será um ano bissexto, olha que maravilha.
Mal sabia eu… enquanto comemorava esta virada do outro lado do mundo um vírus, completamente invisível aos meus olhos estava se espalhando, eu até vi a notícia no jornal, mas não dei tanta atenção.
Os dias foram passando, um belo verão, quente como sempre, passou o carnaval e aí como todo o bom brasileiro veio o pensamento “começou o ano finalmente, agora sim, colocarei todos os meus planos em prática”. Infelizmente junto com o carnaval, aquele vírus que eu tinha visto as notícias também chegou aqui.
Em poucos dias as coisas começaram a ficar preocupantes e quando março chegou precisamos nos recolher, praticar o isolamento social, a indicação dos profissionais de saúde era ficar em casa para diminuir a circulação do vírus, essa prática também é chamada de quarentena, e lá fomos nós.
A escola foi fechada, começamos a fazer atividades em casa, os noticiários não param, a ansiedade só cresce, infelizmente estamos vivendo uma pandemia. Não senti os efeitos da doença desta pandemia, mas senti seus outros problemas, estou ansiosa, angustiada, dormindo mal, às vezes me sinto inútil, pois passo muitas horas fazendo nada, estranho pois sempre quis tempo para descansar, mas isso não está parecendo descanso.
Fiquei preocupada comigo mesma, mas aí percebi que não estava sozinha, que muitas pessoas estavam sentindo o mesmo que eu, que a cobrança por ser produtiva o tempo todo não seria o melhor caminho, mas que eu deveria encontrar coisas que me fizessem bem e ocupassem meu dia.
Aí começaram os testes: culinária, marcenaria, atividade física, faxina, organização de armários, cursos online, enfim, todo dia inventava uma coisa. Todo esse processo me trouxe autoconhecimento, passar tanto tempo comigo mesma me fez perceber o que gosto, o que não gosto e principalmente quem eu sou, minhas qualidades e também meus defeitos.
Realmente, em meio a tudo isso é difícil encontrar o lado bom, e não se cobre por isso, se você ainda está se sentindo pra baixo e desanimado, isso também faz parte do processo, ninguém estava preparado para tantos dias em casa, estar longe dos amigos, aprender e ensinar apenas pela internet, mas tudo isso vai ajudar a formar uma nova versão de nós mesmos.
Essa nova versão não será perfeita, também terá inseguranças e dúvidas, momentos de medo e ansiedade, mas ela terá uma experiência e um crescimento que talvez não acontecesse em outro momento.
De tudo o mais importante agora é pensar que não estamos sozinhos, você nosso aluno não está sozinho, talvez nós professores passemos a vocês alguma imagem de “super herói” que não sente as mesmas inseguranças, mas sentimos e por isso sabemos que o momento é difícil, mas ao mesmo tempo é único.
Ao final dessa pandemia, como na maioria dos momentos de nossa vida o que marca são as pessoas que estiveram conosco e neste momento queremos que vocês saibam que estamos com vocês. Ali na frente voltaremos a nos encontrar na escola, com direito a abraço, mas também puxão de orelha, se necessário.
Não precisamos ser “super-heróis”, podemos sentir dores e medos, mas se tem uma coisa que eles podem nos inspirar é a não desistir e como eles também trabalharmos unidos para passar por este momento chegando ao outro lado desta jornada mais fortes!
Colégio Estadual Dr Wolfram Metzler
“Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível!” (Paulo Freire)