Colégio Wolfram

Colégio Wolfram

– Site Oficial do Colégio Estadual Dr. Wolfram Metzler / Novo Hamburgo, RS –

Editorial

Comunicado

Estamos vivendo tempos de re-encontros, de re-convívio, de re-aprender a presença do outro, de estar perto ao vivo, off-line, diante da realidade das imperfeições de tudo que não reflete o eu que fora idealizado, pois os iguais aos quais nos cercamos nas redes sociais durante o confinamento, não são reais no mundo fora da tela. E essa falta dos meus iguais gera desconforto e provoca um desacomodar da segurança que tínhamos em bloquear tudo aquilo que nos desagradava. Porque agora não mais é possível o cancelamento daqueles que de mim discordam. E a escola, é preciso entender, está cheia de diferentes, e isso é belo.

Pensando nesse retorno ao convívio das diferenças que escola proporciona e, infelizmente, nas dificuldades que enfrentamos diante da negativa de alguns membros da comunidade escolar em perceber a importância dessa diversidade, os quais partem para o ataque à escola e aos seus profissionais como se fossem opositores de suas crenças, ideologias e opiniões, resolvemos escrever uma carta aberta à comunidade com um posicionamento oficial da escola sobre o nosso direito de ensinar.

A direção

Carta aberta

Sobre a Escola e sua responsabilidade

Venho, por meio dessa carta, comunicar a comunidade escolar do Colégio Dr. Wolfram Metzler o posicionamento da escola em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula pelos professores dessa Instituição. Nossos professores seguem um programa de ensino que tem por base as diretrizes nacionais de educação, são profissionais da área e estão qualificados para desempenhar a função de lhes cabe. Portanto, os professores do Colégio Wolfram, como autoridades da educação e do ensinar estão aptos a tratar em sala de aula assuntos polêmicos, tais como política, religião, ciência, sociedade e atualidades, fomentando entre os alunos o diálogo, o debate e a pesquisa, incentivando dessa forma o livre pensar e a construção de cidadãos críticos e capazes de conviver em uma sociedade plural, diversificada e democrática. 

Isto posto, queremos ressaltar que a escola é aberta a comunidade, ao diálogo e a opiniões, no entanto, a condução do programa de ensino cabe aos profissionais dessa Instituição, que seguem, repito, uma base nacional, sendo supervisionados em primeira instância por uma equipe diretiva/pedagógica e de forma ampla pela secretaria de educação de nosso Estado. Ressaltamos ainda que enquanto Instituição de Ensino, somos isentos de questões partidárias/ideológicas e que nossa bandeira é a educação.

Agradecemos o entendimento da comunidade e o caminhar juntos na busca de nosso objetivo maior: a excelência no aprendizado de nossos alunos.

Novo Hamburgo, 24 de fevereiro de 2022.